Restaurante Popular do programa Fortaleza Sem Fome é inaugurado no Centro da Capital

 Restaurante Popular do programa Fortaleza Sem Fome é inaugurado no Centro da Capital

Serviço ocorrerá das 11h às 13h, de segunda a sexta-feira, com dois tipos de acesso, prioritariamente destinado para pessoas em vulnerabilidade social. Fotos: Carlos Gibaja e Hiane Braun/Casa Civil.

A Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Ceará inauguraram, nesta segunda-feira (22), um Restaurante Popular no Centro da capital, com capacidade para distribuir até 1.000 refeições por dia, em funcionamento de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h. O equipamento integra o programa Fortaleza Sem Fome, alinhado ao Programa FORtaleCE, que contempla ações de assistência social e investimentos em diversas áreas da cidade.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Evandro Leitão, do governador Elmano de Freitas, do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, além de outras autoridades municipais, estaduais e do Governo Federal.

Oferta diária de alimentação acessível

O Restaurante Popular funcionará no sistema de bandejão, com capacidade para oferecer 1.000 refeições por dia, gratuitamente, voltadas prioritariamente a pessoas em situação de vulnerabilidade social assistidas por equipamentos como Centro Pop, Cras e Creas, mediante emissão de carteira específica e avaliação técnica.

Para moradores de Fortaleza que não se enquadrem nesse público prioritário, o serviço também está disponível em modalidade pagante, com custo de R$ 2 por refeição, mediante apresentação de comprovante de endereço atualizado e emissão de carteira específica para essa categoria de usuário.

Fotos: Carlos Gibaja e Hiane Braun/Casa Civil.

Parcerias e política de segurança alimentar

A ação conta com apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio Ceará), responsável pela operacionalização do serviço e cardápio. A alimentação é preparada com supervisão de nutricionista e distribuída com critérios técnicos de segurança alimentar.

Autoridades destacaram a relevância da iniciativa diante dos desafios da insegurança alimentar. O governador Elmano de Freitas afirmou que a entrega da unidade, às vésperas do Natal, demonstra sensibilidade com as populações mais pobres, enquanto o ministro Guilherme Boulos ressaltou o papel das políticas nacionais no combate à fome e na promoção de dignidade às pessoas que enfrentam dificuldades.

O prefeito Evandro Leitão reforçou que a iniciativa é um componente essencial do Fortaleza Sem Fome, programa criado para ampliar o atendimento à população em vulnerabilidade e que já beneficia dezenas de milhares de pessoas na cidade.

Atendimento e benefícios adicionais

A unidade no Centro também distribui kits de higiene pessoal — contendo itens como escova e pasta de dente, pente, shampoo e condicionador — aos usuários atendidos.

Dados estaduais mostram que o programa Ceará Sem Fome já distribui cerca de 130 mil refeições por dia, com mais de 62 milhões de pratos ofertados à população até o momento, além de garantir o Cartão do Ceará Sem Fome a dezenas de milhares de famílias cadastradas.

Serviço

Restaurante Popular Fortaleza Sem Fome
Endereço: Rua Pedro I, nº461, no Centro
Dias: de segunda a sexta-feira
Horário de funcionamento: das 11h às 13h