Vereadores do PDT em Fortaleza expõem impasse interno rumo a 2026

 Vereadores do PDT em Fortaleza expõem impasse interno rumo a 2026

eclarações foram feitas na sessão desta quinta-feira (13). Foto: Luciano Melo/CMFor.

Durante sessão na Câmara Municipal de Fortaleza nesta quinta-feira (13), vereadores do PDT reclamaram publicamente da presença de parlamentares da legenda que se posicionam como oposição — apontando que isso atrapalha a formação da chapa partidária para o pleito de 2026.

O conflito gira em torno de figuras como o vereador PP Cell, que segundo a bancada não compactua com os rumos do partido, além de deputados estaduais pedetistas que já manifestaram intenção de deixar a sigla na janela partidária de 2026.

>> Participe do canal do MÍDIA no WhatsApp

O vereador Adail Júnior, vice-presidente da executiva municipal do PDT, afirmou que vai “brigar … para expulsar o PP Cell” por considerar incompatível a postura dele com os objetivos da legenda. Outra voz — o vereador Paulo Martins — reforçou que os deputados que permanecem na sigla precisam decidir se ficam ou saem, porque “não pode é ficar nesse jogo de cena, atrapalhando o partido”.

>> Participe do canal do MÍDIA no Telegram

O partido, que recentemente lançou nova direção e integrou formalmente a base de apoio ao governo estadual e municipal, ainda enfrenta resistência interna — sobretudo porque alguns filiados mantêm postura crítica aos executivos. A crise é vista como um entrave para a estruturação de alianças e candidaturas para a eleição de 2026.

A reportagem entrou em contato com o presidente municipal do PDT em Fortaleza, Iraguassú Filho, e com o presidente estadual, André Figueiredo, assim como com os deputados e o vereador PP Cell mencionados — aguarda-se manifestação oficial.