Ato de filiação de Ciro ao PSDB será na quarta-feira (22), em hotel na Beira-Mar

 Ato de filiação de Ciro ao PSDB será na quarta-feira (22), em hotel na Beira-Mar

Ciro Gomes é cotado para disputar as eleições para governador em 2026. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

O ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes oficializará sua filiação ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) nesta quarta-feira (22), em evento marcado para as 9h30 no hotel Mareiro, localizado à Avenida Beira-Mar, em Fortaleza.
A confirmação veio após o presidente estadual da sigla, Ozires Pontes, anunciar a filiação pelas redes sociais, ressaltando que o ex-senador Tasso Jereissati foi o principal articulador do ingresso de Ciro ao partido.

>> Participe do canal do MÍDIA no WhatsApp

Até então filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), Ciro entregou na última sexta-feira (17) sua carta de desfiliação, encerrando mais de uma década de vínculo com a legenda. A movimentação sinaliza que ele se prepara para disputar o governo do Ceará nas eleições de 2026 — cenário em que já figura como principal adversário do atual governador Elmano de Freitas, do PT, que conta com o apoio do irmão de Ciro, Cid Gomes.

A saída de Ciro do PDT é consequência de crises internas e de divergências políticas, especialmente após o partido anunciar apoio ao governo de Elmano. A ruptura com o grupo liderado por Cid Gomes no Ceará agrava ainda mais o quadro.

>> Participe do canal do MÍDIA no Telegram


Do lado tucano, sua filiação representa uma reaproximação histórica: Ciro foi governador cearense entre 1991 e 1994 e o PSDB destacou esse passado como motivador para sua chegada.

Com o evento, o PSDB busca projetar Ciro como a principal peça da oposição estadual em 2026, reunindo lideranças nacionais e locais para reforçar o apoio. O cenário, ainda dinâmico, desenha um novo capítulo na política cearense — com implicações tanto para a relação entre os irmãos Gomes quanto para as estratégias das legendas majoritárias no Estado.