Israel prepara palestinos para troca por reféns capturados pelo Hamas

 Israel prepara palestinos para troca por reféns capturados pelo Hamas

Foto: Reuters/Hamza Z.H./Proibida Reprodução

Israel anunciou que reorganizou a posição de prisioneiros palestinos para viabilizar uma troca com reféns mantidos pelo Hamas, em meio ao cessar-fogo temporário que está sendo negociado. Segundo comunicado da administração penitenciária israelense, os detidos foram concentrados em duas prisões específicas, Ofer, na Cisjordânia ocupada, e Ketziot, no deserto de Negev, no sul do país.

>> Participe do canal do MÍDIA no WhatsApp

A medida atende ao acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas, que prevê a libertação de 250 prisioneiros palestinos por Israel em troca dos 48 reféns israelenses ainda mantidos em Gaza — alguns vivos, outros talvez mortos em cativeiro. Também estão previstas outras libertações de palestinos presos em operações militares desde o início do conflito, somando mais de 1.700 presos ao pacote.

O processo de remanejamento dos detentos foi executado durante a noite, com mobilização intensa de funcionários penitenciários. Os detidos permanecerão nas novas prisões até que as autoridades israelenses decidam dar prosseguimento à operação para possibilitar o retorno dos reféns a Israel.

Enquanto isso, fontes relacionadas ao Hamas afirmaram que o desarmamento do movimento não está em pauta nas negociações, reforçando que a troca se restringe à libertação de prisioneiros.

>> Participe do canal do MÍDIA no Telegram

O anúncio ocorre após uma fase inicial de cessar-fogo em Gaza, que já permitiu que mais de meio milhão de pessoas retornassem ao norte do território. A expectativa é de que os reféns sejam libertados nos próximos dias, conforme o cronograma acordado entre as partes.