Natal Sem Fome pretende arrecadar 60 toneladas de alimentos no Ceará
O evento de lançamento contou com atividades de pintura, alongamento e arrecadação de alimentos não perecíveis. Foto: Fernanda Barro
A 32ª edição do “Natal Sem Fome”, considerada a maior campanha de arrecadação de alimentos da América Latina, foi lançada neste sábado (11) pelo Instituto Nordeste Cidadania (Inec), na Casa José de Alencar, em Fortaleza. A meta deste ano no Ceará é arrecadar 60 toneladas de alimentos, que beneficiarão mais de 6 mil famílias em situação de vulnerabilidade no Estado.
A campanha, promovida nacionalmente pela ONG Ação da Cidadania, já ajudou mais de 32 milhões de brasileiros desde 1993. Ana Maria Xavier, diretora de desenvolvimento humano e socioambiental do Inec, ressaltou que o objetivo da campanha vai além de arrecadar alimentos. “É um momento de conscientização para a sociedade e um gesto de solidariedade que leva dignidade a quem mais precisa”, afirmou.
>> Participe do canal do MÍDIA no WhatsApp
No Ceará, mais de 35% dos domicílios enfrentam algum grau de insegurança alimentar, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2023. Apesar da redução do número de pessoas em situação de extrema pobreza em 2024, a realidade de muitas famílias ainda é difícil, e a fome não desaparece sozinha. As campanhas de arrecadação são essenciais para garantir que as pessoas tenham o básico para viver com dignidade.
Instituições como o Instituto Abraço Solidário, que atende famílias no Grande Jangurussu, e o Movimento Saúde Mental, que atende mais de 5 mil famílias no bairro Bom Jardim, são beneficiadas pela campanha. Michele Rodrigues da Silva, coordenadora do Instituto Abraço Solidário, destacou que a chegada das cestas de alimentos é um momento de emoção para as famílias atendidas.
>> Participe do canal do MÍDIA no Telegram
A arrecadação de alimentos não perecíveis seguirá até 31 de dezembro, com entrega na sede do Inec e em diversos pontos de arrecadação parceiros, como unidades do Banco do Nordeste, supermercados, shoppings, unidades do Sesi e Senai, entre outros. Além disso, é possível realizar doações financeiras por meio de PIX, utilizando a chave inec@inec.org.br, ou acessando o site oficial da campanha: www.inec.org.br/doe.
O Inec também abriu o cadastro para instituições que atendem populações vulneráveis e desejam receber as doações arrecadadas. O cadastro estará disponível até o dia 14 de novembro e será prioritário para organizações que atuam com crianças, adolescentes, idosos, povos tradicionais e cozinhas comunitárias em Fortaleza e região metropolitana.
