Carlo Acutis é canonizado no Vaticano e se torna o 1º santo da geração millennial

Imagem de Carlo Acutis, que se tornou o 1º santo ‘millenial’ neste domingo (7), foi pendurada pelo Vaticano na Basílica de São Pedro em 4 de setembro de 2025. — Foto: REUTERS/Guglielmo Mangiapane
O Vaticano oficializou neste 7 de setembro de 2025, durante uma missa na Praça de São Pedro, a canonização de Carlo Acutis, tornando-o o primeiro santo da geração millennial, e de Pier Giorgio Frassati. A cerimônia foi presidida pelo Papa Leão XIII (Leo XIV) e contou com aproximadamente 80 mil fiéis presentes.
>> Siga o canal do MÍDIA no WhatsApp
Quem foi Carlo Acutis?
Nascido em Londres em 1991 e criado em Milão, Acutis destacou-se como um adolescente talentoso em informática, usando suas habilidades para documentar milagres eucarísticos em um site que desenvolveu — é considerado o “padroeiro da internet”. Ele morreu de leucemia aos 15 anos em 2006.

Foto: REUTERS – Matteo Minnella
Seu processo de beatificação avançou rapidamente: reconheceu-se o primeiro milagre em 2013 (cura de uma criança brasileira com problema pancreático) e o segundo em 2022 (recuperação de estudante costa-riquenha em coma). O Papa Francisco o proclamou “Venerável” em 2018, beatificado em 2020 e a canonização ocorreu após reconhecimento dos milagres. A cerimônia havia sido inicialmente marcada para abril, mas foi suspensa devido ao falecimento de Francisco.
Significado e repercussão
A canonização de Acutis — apelidado de “God’s influencer” — representa um gesto simbólico do Vaticano para se aproximar das gerações mais jovens, propondo um modelo de santidade atual e digital.
Junto com Acutis, foi canonizado também Pier Giorgio Frassati, jovem italiano conhecido por sua dedicação ao trabalho voluntário e aos pobres, reforçando a mensagem de santidade jovem e comprometida com o próximo.
