Em pronunciamento, Lula defende soberania, ataca políticos “traidores da pátria” e reforça preservação do Pix

 Em pronunciamento, Lula defende soberania, ataca políticos “traidores da pátria” e reforça preservação do Pix

Lula fez pronunciamento em comemoração ao 7 de Setembro defendendo a soberania do país. Foto: Reprodução/YouTube

Em pronunciamento transmitido à noite deste sábado (6), véspera do 7 de Setembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou a defesa da soberania brasileira, afirmando que o país “não será colônia de ninguém”. Em tom firme, destacou que o Brasil mantém relações amistosas com outras nações, mas não aceita ordens de ninguém, ressaltando que “o único dono do país é o povo brasileiro”.

Lula também criticou políticos que, segundo ele, agiriam contra os interesses nacionais, chamando-os de “traidores da pátria”. Sem citar diretamente nomes, a fala ecoou com força após ataques recentes ligados à oposição.

>> Siga o canal do MÍDIA no WhatsApp

Além disso, o presidente reiterou o compromisso do governo com o Pix, garantindo que o sistema continuará público, gratuito e acessível, e atacou as plataformas digitais afirmando que elas não estão acima da lei, devendo combater fake news, golpes financeiros e discursos de ódio.

Veja o vídeo do pronunciamento do presidente Lula

“Isso significa que o presidente do Brasil não pode interferir nas decisões da justiça brasileira, ao contrário do que querem impor ao nosso país”, fazendo referências a falas do presidente dos Estados Unidos Donald Trump.

Ainda reafirmou a importância das redes sociais, mas defendeu que sejam regulamentadas, não estando “acima da lei”.

“As redes digitais não podem continuar sendo usadas para espalhar fake news e discursos de ódio. Não podem dar espaço à prática de crimes como o golpe financeiro, exploração sexual de crianças e adolescentes em incentivo ao racismo e à violência contra as mulheres”.