Acidentes com escorpiões: mais de 800 pessoas já foram atendidas no IJF entre janeiro e junho de 2025

 Acidentes com escorpiões: mais de 800 pessoas já foram atendidas no IJF entre janeiro e junho de 2025

O escorpião mais comum possui corpo amarelado ou alaranjado, da classificação Tityus stigmurus, também conhecido como escorpião amarelo do Nordeste. Foto: Reprodução/PMF

A picada de escorpião pode causar sintomas imediatos como dor intensa, ardência e inflamação. Em situações mais graves, o paciente pode apresentar náuseas, vômitos e queda de pressão arterial. Em Fortaleza, o atendimento é feito pelo Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox), serviço do Instituto Dr. José Frota (IJF), referência em intoxicações e acidentes com animais peçonhentos.

Somente entre janeiro e junho de 2025, o Ciatox registrou 868 atendimentos relacionados a acidentes com escorpiões, número superior ao mesmo período de 2024, quando foram contabilizados 834 casos. A maior parte das ocorrências em 2025 envolveu adultos de 30 a 59 anos, seguidos por idosos, jovens e crianças.

>> Participe do canal do MÍDIA no WhatsApp.

De acordo com a coordenadora do serviço, Kelma Maia, o escorpião mais comum na região é o Tityus stigmurus, conhecido como escorpião-amarelo do Nordeste. “Todos são venenosos e os riscos variam conforme a quantidade de veneno injetada. É fundamental agir rápido, especialmente em crianças e idosos”, alertou.

A prevenção é a melhor forma de evitar acidentes. Entre as medidas estão: verificar roupas, toalhas e sapatos antes de usar; manter roupas de cama afastadas do chão; retirar entulhos; controlar insetos como baratas; e manter os ambientes limpos. Essas ações reduzem as chances de contato com o animal.

Em caso de picada, o recomendado é lavar o local com água e sabão neutro, procurar atendimento imediato e, se possível, fotografar o escorpião para facilitar a identificação no serviço de saúde. O Ciatox/IJF funciona 24 horas, todos os dias, de forma presencial ou por teleatendimento, pelos números (85) 3255.5012 e (85) 98439.7494 (WhatsApp).