Ivo Gomes rompe com Elmano de Freitas, defende Ciro e relembra crise familiar por apoio ao petista
Ivo Gomes disse não ter mais “compromisso” com a pré-candidatura a reeleição de Elmano de Freitas Foto: (1) Ismael Soares/ (2) Fabiane de Paula
O ex-prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PSB), anunciou nesta terça-feira (6) o rompimento político com o governador Elmano de Freitas (PT) em meio às articulações eleitorais para 2026. Em entrevista à rádio Coqueiros FM, Ivo afirmou que não mantém “nenhum compromisso” de apoio à reeleição do petista, após Elmano se aproximar de lideranças adversárias ao grupo político dos Ferreira Gomes no município.
Ivo criticou a aliança de Elmano com o prefeito de Sobral, Oscar Rodrigues (União Brasil), e o deputado federal Moses Rodrigues (União Brasil) — figuras com as quais ele e seu grupo mantêm fortes divergências políticas e pessoais. “Por que eu vou estar com uma pessoa que não tem por mim a menor consideração? Que se alia a pessoas que só querem o meu mal?”, disse o ex-prefeito, justificando a decisão de se desvincular do projeto eleitoral de Elmano.
>> Participe do canal do MÍDIA no WhatsApp
Embora tenha afirmado que não descartaria eventualmente votar em Elmano, Ivo deixou claro que não existe mais um compromisso formal de apoio ao petista e que irá “avaliar os cenários” antes de decidir seu posicionamento eleitoral.
Ao comentar sobre o irmão Ciro Gomes, Ivo disse que faria campanha para ele se este concorresse a governador do Ceará, destacando que Ciro seria “o melhor presidente que o Brasil teria, avalie o melhor governador do Ceará”.
O ex-prefeito também relembrou episódios de tensão familiar relacionados ao apoio dado por ele a Elmano em eleições anteriores, que, segundo ele, causaram um “mal-estar imenso” no seio dos Ferreira Gomes e até movimentações políticas contrárias, como tentativas de desaprovar suas contas na Câmara de Vereadores de Sobral.
A entrevista de Ivo intensifica um racha político no Ceará envolvendo líderes importantes do PSB e seus desdobramentos nas alianças regionais, em um ano de disputas eleitorais importantes para Governo do Estado, Câmara dos Deputados e Legislativo local.
Procurada, a assessoria de Elmano de Freitas, do prefeito Oscar Rodrigues e do deputado Moses Rodrigues, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
Com informações do Diário do Nordeste
