Irmã do Cearense do Grau é detida por desacato no IJF

 Irmã do Cearense do Grau é detida por desacato no IJF

Mulher foi levado ao 34º Distrito Policial no Centro de Fortaleza. Foto: Reprodução/Instagram.

Uma das irmãs do jovem Ruan Carlos da Silva Moraes, conhecido como Cearense do Grau, foi detida na tarde desta sexta-feira (28) após se envolver em um episódio de desacato dentro do Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza, segundo publicação do jornal Diário do Nordeste. Ruan morreu em uma intervenção policial na última terça-feira (25). De acordo com a Polícia Militar, a mulher foi conduzida ao 34º Distrito Policial, no Centro da Capital.

A detenção aconteceu durante uma visita à namorada do jovem, que permanece internada no hospital desde a madrugada do episódio e está sob escolta policial. Segundo informações iniciais, a mulher teria discutido com PMs que faziam a segurança na área, e estaria em um setor de acesso restrito a acompanhantes.

>> Participe do canal do MÍDIA no WhatsApp

Durante a confusão, ela realizou uma videochamada com a mãe para relatar o conflito com os agentes. Minutos depois, uma segunda irmã de Ruan teria apagado vídeos que haviam sido gravados dentro do hospital pela parente detida.

A Polícia Civil do Ceará foi acionada para esclarecer o ocorrido, mas ainda não apresentou detalhes sobre o procedimento adotado após a condução.

Como ocorreu a morte de Ruan

A Polícia Militar informou que o caso teve início após uma equipe da 1ª Companhia do 14º Batalhão ser acionada via Ciops para averiguar uma denúncia de ameaça contra profissionais de imprensa na região do bairro Cágado, em Maracanaú. No local, os agentes visualizaram uma motocicleta ocupada por um casal em alta velocidade, considerado suspeito.

>> Participe do canal do MÍDIA no Telegram

Segundo o relato policial, foi dada ordem de parada, mas o condutor — identificado como Ruan — não obedeceu, iniciando uma perseguição. Durante o acompanhamento, a PM afirma que o condutor teria efetuado disparos contra a composição, que então revidou.

A perseguição seguiu por várias ruas até que a motocicleta colidiu com o meio-fio na Avenida Padre José Holanda do Vale, resultando na queda dos dois ocupantes. Próximo ao ponto onde o casal caiu, foi localizada uma arma calibre .38 com munições deflagradas e intactas.

A motocicleta, o revólver e demais materiais apreendidos foram levados à Delegacia Metropolitana de Maracanaú, onde foram lavrados os procedimentos referentes à ocorrência e ao ato infracional análogo à tentativa de homicídio.