Ao vivo: acompanhe o 1° dia de julgamento de Bolsonaro no STF

 Ao vivo: acompanhe o 1° dia de julgamento de Bolsonaro no STF

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou nesta terça-feira (2) o julgamento que pode condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados pela trama golpista para tentar reverter o resultado das eleições de 2022. O grupo faz parte do núcleo crucial da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que será julgada pela Primeira Turma da Corte. O julgamento será retomado às 14h. 

Acompanhe a transmissão do julgamento ao vivo:

Relatório e denúncia

O primeiro dia de julgamento começou com a leitura, pelo ministro Alexandre de Moraes, do relatório com o resumo de todas as etapas percorridas no processo, desde as investigações até a apresentação das alegações finais, última fase antes do julgamento.

Após discurso em que defendeu a independência da Justiça brasileira, a soberania nacional e reafirmou a imparcialidade do Supremo diante de pressões internas e externas, Moraes fez um resumo cronológico minucioso da tramitação de toda a ação penal, desde a fase de inquérito, passando pela apresentação e aceitação da denúncia, atravessando a instrução processual e até o momento do julgamento. Ele falou por cerca de 1 hora e 30 minutos. 

Na sequência, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, apresentou a denúncia contra os réus. Ele afirmou que o plano de golpe de Estado articulado pelos denunciados trazia um panorama “espantoso e tenebroso” e defendeu ser “imperativo” punir os responsáveis para dissuadir o ânimo de “aventuras golpistas”. 

Na parte da tarde, os advogados dos acusados vão subir à tribuna para as sustentações orais em favor dos réus. Eles terão prazo de até uma hora para suas considerações.

>> Siga o canal do MÍDIA no WhatsApp

Saiba os horários das sessões do julgamento

  • 2 de setembro – 9h às 12 e 14h às 19h;
  • 3 de setembro – 9h às 12h;
  • 9 de setembro – 9h às 12h e 14h às 19h;
  • 10 de setembro – 9h às 12h;
  • 12 de setembro – 9h às 12h e 14h às 19h.

*Matéria atualizada às 12h22 – Agência Brasil