Galvão Bueno recebe título de cidadão do Ceará, aprende vaia cearense e canta Mucuripe com Waldonys

 Galvão Bueno recebe título de cidadão do Ceará, aprende vaia cearense e canta Mucuripe com Waldonys

Foto: Máximo Moura/Alece

O narrador esportivo Galvão Bueno foi oficialmente declarado Cidadão Cearense, em cerimônia solene realizada na manhã desta sexta-feira (22), na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).

Ao adentrar o Plenário 13 de Maio, Galvão foi recepcionado por deputados estaduais e tirou um momento para cumprimentar fãs presentes – cena carregada de emoção e proximidade. Durante a solenidade, ele entrou no clima local: aprendeu a fazer a tradicional vaia cearense e, não satisfeito, ainda cantou “Mucuripe”, clássico de Fagner e Belchior, acompanhado pelo sanfoneiro Waldonys, que também executou o hino nacional brasileiro no início do evento.

No discurso, Galvão reforçou os laços afetivos com o Ceará — fruto não apenas do trabalho em transmissões esportivas, mas também do turismo: recordou visitas a Jericoacoara e momentos de descontração em Flecheiras, além de histórias com ícones do esporte como Pelé e Ayrton Senna.

O narrador também refletiu sobre o contexto atual do país, destacando um “momento crítico” marcado por “excesso de confronto” e fazendo um apelo por um “Brasil mais forte”. À imprensa, foi direto: “Calma, tranquilidade e amor” seriam os caminhos para superar o clima. Ao ser questionado sobre política, preferiu se manter neutro:

“Não, não, política. […] Eu falo para um país todo, independente de sexo, de raça, de cor, de ideologias e preferências pessoais.”

A homenagem estava em pauta desde dezembro de 2024, via requerimento do deputado De Assis Diniz (PT), que assumiu a proposta após a renúncia da autoria original por parte do então presidente da Alece, hoje prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT) . A sessão foi conduzida pelo presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), com presença de autoridades como o prefeito Evandro Leitão, o presidente da Câmara de Fortaleza Léo Couto, o secretário de Esportes Rogério Pinheiro e vários parlamentares estaduais e vereadores.

Galvão Bueno ao lado de familiares, do deputado Romeu Aldigueri e do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão
Foto: Máximo Moura/Alece

Trajetória

Sobre Galvão Bueno: Nascido em 1950, no Rio de Janeiro, iniciou sua carreira nos anos 1970 e se tornou um dos principais nomes da narração esportiva no país. Já narrou mais de 600 Grandes Prêmios de Fórmula 1, 13 Copas do Mundo e 10 edições dos Jogos Olímpicos, tendo passado por veículos como Globo, Gazeta, Record e hoje atuando na Band e Amazon Prime.