Cidade cearense está entre as mais endividadas do Brasil

 Cidade cearense está entre as mais endividadas do Brasil

Município é estratégico e atende cidades vizinhas. Foto: Kid Jr.

Juazeiro do Norte é a cidade do Ceará com índice de endividamento mais elevado no País em 2025, ocupando a 23ª colocação entre 418 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes, segundo ranking do Centro de Liderança Pública (CLP).

O indicador, calculado a partir da relação entre dívida consolidada líquida e a receita corrente líquida da administração pública municipal, aponta que Juazeiro do Norte registrou 16,63 pontos, em uma escala na qual quanto mais próximo de 100 melhor é a condição fiscal.

Entre os municípios do Ceará, além de Juazeiro do Norte, outras cidades também aparecem com índices elevados de endividamento. Pacatuba registrou 19,5 pontos, seguida por Iguatu (22,64), Caucaia (23,32), Fortaleza (23,49), Itapipoca (24,15), Quixeramobim (24,77), Maracanaú (25,19), Sobral (27,56) e Aquiraz (29,35).

>> Participe do canal do MÍDIA no WhatsApp

De acordo com o estudo, que inclui apenas municípios com mais de 80 mil habitantes de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Juazeiro do Norte avançou 82 posições no ranking entre 2023 e 2025, indicando um agravamento relativo de sua situação financeira em comparação com outras cidades monitoradas.

O indicador de endividamento integra o pilar de Sustentabilidade Fiscal do Ranking de Competitividade dos Municípios, que também leva em conta outros fatores econômicos e administrativos. A dívida consolidada líquida usada no cálculo leva em consideração empréstimos e financiamentos contraídos pelo município, deduzidos dos recursos disponíveis em caixa e aplicações financeiras.

Especialistas em economia local apontam que despesas correntes elevadas, rigidez no orçamento e limitações na capacidade de arrecadação própria podem contribuir para esse cenário, pressionando a gestão municipal a destinar parte significativa de sua receita para o serviço da dívida. Embora preocupante, a posição no ranking não significa necessariamente ausência de atividade econômica, já que Juazeiro do Norte desempenha papel estratégico no interior e atende a uma região com forte demanda por serviços públicos.