Incêndio no Hospital Geral Dr. César Cals provoca transferência total de pacientes em Fortaleza
Bebês foram transferidos para outras unidades hospitalares. Foto: Kir Jr.
Um incêndio atingiu a parte externa da estrutura energética do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), situado no Centro de Fortaleza (CE), na manhã desta quinta-feira (13). O fogo iniciou por volta das 10h50 na subestação de energia da unidade, segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), e foi controlado por volta das 11h — não foram registradas chamas em áreas de atendimento ou vítimas.
Por precaução, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) anunciou a transferência de todos os pacientes internados na maternidade e neonato da unidade até o final do dia. A secretária de Saúde, Tânia Mara Coelho, informou que a operação se estenderia até o fim da quinta-feira.
>> Participe do canal do MÍDIA no WhatsApp
Na contagem final, conforme levantamento da mídia local, 117 bebês e 153 mulheres foram transferidos para outras unidades de saúde da rede estadual e municipal, em uma ação que durou cerca de oito horas e foi concluída às 18h54 desta quinta.
O plano de contingência definiu os encaminhamentos da seguinte forma:
- Gestantes de alto risco foram direcionadas para o Hospital Geral de Fortaleza e para a Maternidade Escola Assis Chateaubriand.
- Gestantes de risco médio e baixo foram realocadas para as unidades “Gonzaguinha” da Messejana, Barra do Ceará e José Walter.
A empresa Enel Distribuição Ceará, responsável pelo fornecimento de energia na região, informou que o incêndio teve origem em defeito interno na rede da unidade hospitalar. Como medida emergencial, foi feito desligamento de energia e gás no local para permitir a atuação segura dos bombeiros.
>> Participe do canal do MÍDIA no Telegram
Durante a transferência, foi organizado um “comboio” de ambulâncias para facilitar o trânsito até a unidade hospitalar, com bloqueios de vias próximos ao hospital para garantir livre passagem.
A direção do HGCC comunicou que, apesar do incidente, as áreas de atendimento assistencial não foram atingidas e que a prioridade é garantir o atendimento de continuidade com qualidade nos locais de acolhimento dos pacientes realocados.
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, publicou nota afirmando que “acompanhei com atenção o incêndio na subestação de energia” do hospital, que o Corpo de Bombeiros agiu prontamente e que “as causas do incêndio serão rigorosamente apuradas”.
