Israel anuncia nova fase da ofensiva na cidade de Gaza

Protestos em Gaza: Palestinos marchando entre escombros em Beit Lahia, no norte da Faixa de Gaza, pedindo o fim da guerra. Foto: Gazeta do Povo.
O Exército israelense declarou neste domingo (17) que vai concentrar suas operações militares na cidade de Gaza, com o objetivo de derrotar “de forma decisiva” o Hamas, segundo o chefe do Estado-Maior, general Eyal Zamir. A estratégia foi aprovada como parte de uma ofensiva anunciada anteriormente, agora com foco direto em Gaza City e campos de refugiados vizinhos, sob a justificativa de libertação de reféns e eliminação da estrutura de comando inimiga.
Paralelamente, foi divulgado que forças israelenses planejam deslocar civis rumo ao sul da Faixa de Gaza, oferecendo tendas e equipamentos de abrigo como suposta medida de proteção em meio ao avanço das operações. Críticos, incluindo o Hamas e organizações humanitárias, classificaram a ação como um pretexto para encobrir um provável massacre e deslocamento forçado da população.
A ofensiva será conduzida por pelo menos quatro divisões, incluindo tropas de reserva, e faz parte de uma estratégia de longo prazo, de acordo com Zamir. Já o Hamas repudiou o plano, qualificando-o como crime de guerra e evidência de desrespeito às leis humanitárias, especialmente com o apoio político e militar dos Estados Unidos.
