Veto a celular leva 80% dos alunos a prestar mais atenção nas aulas
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
A proibição do uso de celulares em salas de aula tem mostrado resultados positivos no ambiente escolar brasileiro. Pesquisa realizada pela Frente Parlamentar Mista da Educação, em parceria com o Equidade.info, revelou que mais de 80% dos alunos afirmam prestar mais atenção nas aulas após a restrição. O estudo, realizado entre maio e julho de 2025, ouviu 2.840 alunos, 348 professores e 201 gestores de escolas públicas e privadas em todo o país.
>> Participe do canal do MÍDIA no WhatsApp
A percepção de impacto positivo é mais expressiva nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, com 88% dos alunos afirmando maior atenção. No Ensino Médio, esse número é de 70%. Além disso, 77% dos gestores e 65% dos professores relataram diminuição do bullying virtual nas escolas. No entanto, apenas 41% dos alunos perceberam essa mudança, indicando que parte dos conflitos pode não estar sendo reportada ou percebida pelos estudantes.
Por outro lado, o levantamento apontou que 44% dos alunos disseram sentir mais tédio durante os intervalos e recreios, especialmente entre os estudantes do Ensino Fundamental I (47%) e do período matutino (46%). Além disso, 49% dos professores relataram aumento de ansiedade entre os alunos devido à ausência do uso do celular.
>> Participe do canal do MÍDIA no Telegram
A pesquisa também revelou que o Nordeste apresentou o maior índice de melhora no ambiente escolar, com 87% dos alunos relatando avanços. Já o Centro-Oeste e o Sudeste mostraram os menores índices, com 82% de eficácia das medidas.
Especialistas destacam que, embora a restrição ao uso de celulares tenha trazido benefícios, é essencial que as escolas desenvolvam estratégias diferenciadas por faixa etária e práticas pedagógicas que mantenham os estudantes engajados e promovam seu bem-estar, mesmo sem o uso do celular em sala de aula.
