Dez estados registram aumento de casos de síndrome respiratória grave

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (11), que dez estados brasileiros registraram aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nas últimas semanas.
O crescimento foi observado principalmente entre crianças e idosos, os grupos mais vulneráveis. Entre os estados com alta estão São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul, além de outros cinco que apresentaram variação acima da média nacional.
>> Siga o canal do MÍDIA no WhatsApp
“Os casos de SRAG por influenza A e VSR continuam diminuindo em todo o país, com exceção do Amazonas, onde ainda se observa um crescimento dos casos graves por VSR nas crianças pequenas. No Distrito Federal, há um aumento de SRAG associado à influenza A e a Covid-19 em jovens, adultos e idosos”, diz a Fiocruz.
Segundo o boletim da pasta, os principais agentes detectados continuam sendo os vírus Influenza A, Influenza B, Sars-CoV-2 (Covid-19) e o vírus sincicial respiratório (VSR).
Autoridades alertam para a importância da vacinação contra a gripe e Covid-19, além de medidas preventivas como lavar as mãos com frequência e usar máscara em locais fechados ou com aglomeração, principalmente para pessoas com sintomas.
>> Siga o canal do MÍDIA no Telegram
Hospitais de referência já registram aumento na procura por atendimento, o que acende um alerta para possível sobrecarga nas próximas semanas se o ritmo de contágio continuar acelerado.
