Nikolas Ferreira afirma que vai processar Lula por difamação após presidente o associar ao PCC

Lula supostamente se referiu ao vídeo de Nikolas Ferreira onde o deputado afirmou que o governo iria taxar o PIX. Foto: Pablo Valadares / Câmara dos Deputados
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) anunciou nesta sexta-feira (29) que entrará com uma ação judicial contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por difamação. A decisão foi tomada após declarações de Lula em entrevista à Rádio Itatiaia, nas quais o presidente sugeriu que um deputado teria defendido o crime organizado ao criticar mudanças no sistema de pagamentos PIX.
>> Participe do canal do MÍDIA no WhatsApp.
Sem citar nomes, Lula afirmou que campanhas contra alterações propostas pela Receita Federal poderiam beneficiar facções criminosas, facilitando operações de lavagem de dinheiro em fintechs. Nikolas Ferreira, que havia publicado um vídeo criticando as mudanças no PIX, interpretou as palavras do presidente como uma acusação direta e infundada.
Em resposta, o parlamentar classificou as declarações como “mentira torpe, criminosa e irresponsável” e anunciou que está reunindo evidências para processar Lula por difamação. “Em rede nacional, Lula cometeu a canalhice de afirmar, dolosamente e sem prova alguma, que eu defendi o crime organizado”, afirmou Ferreira em suas redes sociais.
A polêmica surge em meio a uma operação da Polícia Federal contra o PCC (Primeiro Comando da Capital), que identificou infiltração de recursos ilícitos em empresas de tecnologia financeira. O governo federal havia proposto alterações no sistema de fiscalização para combater essas práticas, mas enfrentou resistência de setores da oposição, incluindo Nikolas Ferreira.
>> Participe do canal do MÍDIA no Telegram.
A ação judicial proposta por Ferreira poderá aprofundar o embate entre o Executivo e o Legislativo, refletindo a polarização política que marca o cenário atual no Brasil.
